GeraLinksdiHITT - Notícias Árvore de Pedra: Flamenco – Cultura, música e dança

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Flamenco – Cultura, música e dança

Foto: http://www.cuadraflamenca.art.br


Olá meus queridos leitores. Como estão?

 Como pouca gente sabe, sou descendente de espanhóis e portugueses (só pesquisar meu sobrenome “Fialho”), gosto muito da cultura de ambos os países.

 Eu sempre fui uma louca e apaixonada, desde pirralhinha, por danças em especial o ballet e o flamenco. Acho que é uma coisa de sangue né,rs.

 Vou falar um pouquinho sobre esse estilo de dança, música e cultura maravilhosa que é o flamenco e algumas de suas peculiaridades.

  O flamenco surgiu por volta do século XV em Andaluzia na Espanha sobre principal influência de povos que habitavam aquela região, mas foram os ciganos que fizeram nascer os principais elementos dessa cultura: A guitarra, o canto e a dança (baile). Essa dança se tornou patrimônio imaterial da humanidade. Bom, isso é o que encontramos em pesquisas, mas ninguém sabe afirmar exatamente como foi parar lá, hahaha.

 A sensualidade, feminilidade e atitude da mulher no palco faz parte da dança, além de fazer música com os pés com o sapateado e com as castanholas nas mãos guiando também os guitarristas. É um conjunto.

 Existem vários tipos de castanholas e sapatos com sons diferentes. Vai pensando que é fácil tocar castanholas. Quem não sabe o que é olhe as fotos abaixo:





Sapatos especiais também:

Foto: www.sapatosramirez.com.br

Foto: www.mundodadança.com.br

 Além de uma dança belíssima, não deixa de ser uma boa opção de exercício físico. Pois é, ajuda a queimar calorias, tornear o corpo, fortalece principalmente as coxas, glúteos, panturrilhas, bíceps e tríceps (o temido “tchauzinho”), melhora a postura, a circulação, além de colocar a autoestima lá em cima. Dançar é uma terapia muito eficiente.

 Também melhora a concentração, coordenação motora e memória. Existem muitos estudos de que pode ajudar em algumas doenças como o Parkinson e a doença de Alzheimer.

 Há alguns anos fiz amizade com um guitarrista de flamenco que me despertou mais ainda o interesse e como esse é o ano que eu escolhi para colocar em prática alguns dos meus desejos, começarei as aulas de flamenco e em breve postarei fotos aqui para deixar todos com vontade também.

 Achei um vídeo de uma professora e bailarina sensacional do flamenco que fala um pouquinho. Tem como não se apaixonar?



Nenhum comentário:

Postar um comentário